Experiência do usuário no seu site: que poder de gerar vendas isto tem?

set - 28
2017
Experiência do usuário no seu site: que poder de gerar vendas isto tem?

Experiência do usuário no seu site: que poder de gerar vendas isto tem?

Muita gente fica pensando como seu site pode trazer melhores resultados, mas não sabe o que fazer para mudar isso. O primeiro passo para resolver esse problema é entendendo como ocorre a experiência do usuário na sua página.

Veja agora e anote tudo que for útil!

 

O que é a experiencia do usuário?

Oriundo do inglês, o termo User Experience – UX nada mais é do que a vivência que um potencial cliente tem ao fazer uso do seu produto ou serviço. E isso não se restringe apenas a parte prática, integra também a emocional.

 

Experiência do usuário no seu site: que poder de gerar vendas isto tem?

 

Não há como negar que ao deixar seu visitante muito satisfeito, a chance de ele voltar assim como efetivar muitas conversões é alta.

A experiência do usuário não é uma novidade no design, ela só tem ganho espaço devido ao avanço dos dispositivos móveis. Afinal, o que a experiência do usuário propõe nada mais é do que fazer com que o contato entre usuário e página seja o mais natural possível e resulte na satisfação dele.

Esse é um meio muito importante em uma página web assim como em um ponto de venda.

 

Requisitos importantes para uma boa experiência do usuário na página

A navegação em um site inclui elementos como menus, botões, tempo de carregamento da página e o conteúdo oferecido.

A tarefa do profissional que cuida da experiência do usuário é agir buscando prever como o usuário irá se comportar dentro do site. E, depois disso, trabalhar para eliminar tudo o que possa impedir ou dificultar a conversão.

Se sua página for um e-commerce, o usuário pode não confirmar a compra, porque se sentiu perdido durante todas as etapas que o site exige para a conversão.

Contudo, se a impressão passada ao visitante for de cuidado com os dados do consumidor visando a segurança, sua empresa não só ganhou a credibilidade dele como também poderá, com maior facilidade, efetivar a venda.

De forma geral, para que a experiência do usuário tenha um aspecto positivo, o site deve apresentar: usabilidade, utilidade, acessibilidade e funcionalidade.

 

DICA: Saiba tudo sobre Google Analytics e como ele pode ajudar seu site converter mais

 

Por que preciso me preocupar com a experiência do usuário?

Já ouviu falar na frase: “ a primeira impressão é a que fica”? Com certeza, sim! No mundo digital essa afirmação é muito mais empregada, porque ninguém quer perder tempo navegando em uma página que não é organizada ou que não abre de maneira rápida.

Por isso, se o primeiro contato entre usuário e página não for positivo, a tendência é que ele não volte.

É importante lembrar que não basta ter muitos visitantes na página, se eles não convertem! Essa falta de conversão pode ser devido a uma má experiência do usuário, porque ele não achou um botão ou o formulário está longo demais. Essas duas situações podem impactar diretamente, fazendo com que ele não efetive a compra.

 

Experiência do usuário no seu site: que poder de gerar vendas isto tem?

 

Apostar em um site responsivo, diante de um cenário onde os dispositivos móveis são cada vez mais utilizados é imprescindível, sabe por que? Porque é muito fácil encontrar pessoas acessando sites por meio de seus smartphones e/ou tablets.

 

A era dos Smartphones e Tablets

E um estudo realizado pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio – RI) e do Instituto Ipsos só serve para confirmar esse dado, porque segundo as informações colhidas, 69% dos brasileiros utilizam smartphone para acessar a internet.

Diante disso, fica muito claro que seu usuário só terá uma experiência boa, se sua página for responsiva.

 

Experiência do usuário no seu site: que poder de gerar vendas isto tem?

 

Por fim, uma experiência do usuário que seja prazerosa faz com que ele se sinta realizado. Como consequência, diante de qualquer necessidade, ele se lembrará da sua página, voltará a ela e converterá a compra.

Atualmente, em um cenário como o atual é mais do que necessário proporcionar uma experiência diferenciada ao nosso usuário, pois isso impacta diretamente na sua decisão de compra.

Sem contar que tendo um cliente satisfeito, ele mesmo passa a fazer uma divulgação positiva da sua marca, seja no famoso boca a boca ou pelas redes sociais.

 

Conclusão

O seu site oferece uma boa experiência para o seu usuário? Com essas dicas ficou fácil descobrir o por que sua página não está gerando tantas conversões como você gostaria que estivesse? Continue acompanhando o nosso blog, sempre trazemos dicas para te ajudar!