SEO: 10 tendências para investir em 2022

Checklist de SEO

O SEO é uma das mais fortes estratégias de marketing presente nos dias atuais, sendo responsável por aumentar o tráfego de pessoas em um site e ajudando no ranqueamento do mesmo, fazendo com que a marca seja mais conhecida e encontrada.

Porém, existem diversas atitudes que estão um pouco atrasadas e podem ser melhor aproveitadas em 2022, se mostrando reais tendências para o ano que ainda está por vir mas que promete grandes avanços no ramo da era digital.

Pensando nisso, o texto de hoje abordará quais são as principais tendências de SEO em 2022, independentemente se o site é sobre biometria facial ou outro assunto, mostrando quais as principais estratégias, quais os benefícios e vantagens que podem ser aproveitadas e qual o conceito de SEO.

Toda empresa que busque a expansão do seu alcance e novas formas de empreender e se tornar importante para o negócio, precisa entender de SEO e saber como ele funciona, para então aproveitar ao máximo as estratégias de negócios que serão mencionadas ao longo do texto.

Independente se o site ou página fala sobre tecnologia, produtos caseiros ou comercializa e oferece serviços de sistema de pedidos para restaurante, todos precisam ser encontrados para conseguir vender e, de fato, crescer no mercado de trabalho.

Esse é o trabalho do SEO, sigla para o termo Search Engine Optimization, que em uma tradução direta para a nossa língua, seria algo como Otimização dos Mecanismos de Busca.

Ela funciona como uma ferramenta para diversos algoritmos que melhora o ranqueamento do seu site frente aos mecanismos de pesquisa, como Google e o Bing.

Em outras palavras, quanto melhor o ranqueamento do seu site, mais próximos a primeira página de pesquisa os mecanismos irão disponibilizá-la para acessos por diversos usuários, fazendo com que seu negócio e site de dispositivos especiais seja mais reconhecido no mercado.

No final, é uma matemática bastante simples: quanto melhor o site for ranqueado, mais pessoas irão encontrar o mesmo, maior será o tráfego e maior a probabilidade de que alguém se torne um cliente. Portanto, é algo que sempre deve ser investido.

Mas, quais são essas tendências? Elas podem impactar um negócio de forma muito intensa? Elas podem ser relacionadas e aplicadas a um curso de capacitação online? Quais os benefícios em se investir nesses tipos de SEO?

A resposta dessas e de muitas outras perguntas podem ser encontradas nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor abordado e desenvolvido, mostrando os conceitos do mesmo e como essas tendências são importantes de serem seguidas. Confira.

As principais tendências

Agora que já ficou mais claro como o SEO funciona e o seu impacto no negócio, é necessário entender as principais tendências no mercado e como os benefícios podem ser aproveitados ao máximo.

Sendo assim, alguns benefícios que podem ser usufruídos por quem investe em SEO, sejam eles relacionados com serviço de calibração ou qualquer outro tema, são:

  • Maior alcance da marca;
  • Maior probabilidade de ser encontrada em meio a tantas marcas;
  • Maior número de vendas;
  • Tráfego do site bem maior.

Sendo assim, podemos pensar em alguns exemplos de tendências de SEO presentes no mercado de trabalho e que virão com tudo em 2022, conseguindo usufruir desses benefícios citados.

  1. Pesquisa de voz com assistência de IA

Assistentes virtuais como a Alexa e Google Assist são uma forte tendência nos anos que estão por vir e, mesmo nos dias de hoje, estão implantadas em cerca de 55% das casas onde as pessoas moram, seja através de dispositivos específicos até o reconhecimento de pedidos e fala através do celular.

As pesquisas por voz para todo o tipo de assunto se tornaram cada vez mais frequentes, mesmo para algo super específico como sondagem mista, é possível se aproveitar e criar conteúdo ou utilizar o SEO para conseguir um maior tráfego de usuários. 

  1. Otimização de imagens

Imagens de alta qualidade e chamativas sempre fizeram parte do e-commerce, mas com a popularização das redes sociais e alta do Instagram, as pessoas buscam por cada vez mais vídeos e imagens, aumentando o CTR, também conhecido como Click Through Rate, ou seja, a taxa de cliques de usuários.

Por isso, para 2022, busque maior detalhismo e descrição das imagens utilizadas, atraindo assim uma grande quantidade de pessoas.

  1. Maior precisão nas buscas

Seja na busca por tradução de sites ou produtos cosméticos, outra tendência do SEO é uma melhor intenção nas buscas nos sites de pesquisas, ou seja, palavras-chave mais específicas deixarão de englobar muitos sites e procurarão mais aquele no qual o usuário busca.

É extremamente difícil, mas eficiente, e ajuda muito a encontrar aquilo que se busca.

  1. O Princípio de EAT

Essa sigla define um termo conhecido como EAT, relacionado a especialização, autoridade e confiabilidade. Em outras palavras, os princípios de criação de conteúdo que faz com que os mecanismos de busca melhorem o ranqueamento das páginas.

Como tendência para 2022, pode-se dizer que se deve realizar o máximo de investimentos possíveis nessa área para atrair ainda mais público, mesmo para uma consultoria melhoria de processos

  1. Core Web Vitals

Outra grande tendência para 2022 quando se fala de SEO é o Core Web Vitals. Ele verifica a experiência do usuário dentro do site, como resposta da internet com a página, velocidade e interação do usuário e melhor ranqueando o SEO para os mecanismos de pesquisa.

  1. Criação de conteúdo

A criação de conteúdo é uma das estratégias de marketing mais bem aplicadas e utilizadas nos dias de hoje, e não é à toa que seria uma grande tendência para o ano de 2022, afinal, é através deles que as pessoas acessam a internet. 

Dessa forma, consumir conteúdo de qualidade é o que move os usuários e faz o SEO funcionar.

Portanto, fazer e produzir conteúdo permanece como uma tendência e é muito necessário para que as estratégias de marketing e desenvolvimento de plataformas interessantes continuem viáveis.

  1. Invista em vídeos

Vídeos tem um incrível potencial em melhorar o alcance e a propriedade digital da marca, fazendo com que se abre diversas possibilidades de criação de conteúdo, podendo apelar para listas, histórias, conteúdos explicativos, tutoriais, entre diversos outros.

Por isso, uma excelente forma de se preparar para o ano de 2022 é investir em recursos que auxiliem na produção de conteúdo, inclusive de vídeos, para a promoção e aumento do ranqueamento do site.

  1. Constância de conteúdo

Para que o SEO permaneça funcionando e ativo, é preciso que o conteúdo criado tenha uma certa periodicidade, ou seja, fazer com que o conteúdo criado seja relevante a todo momento, aumentando o tráfego e fazendo com que mais pessoas se interessem pelo site.

Sendo assim, não importa se esse tempo for de três em três dias ou semanal, o importante é que o conteúdo seja postado com certa frequência, fazendo com que o site não fique largado às traças com pessoas esperando o conteúdo. 

Se o site não produz, o Google procura outro que produza.

  1. Adaptar-se às mudanças

O SEO está em constante mudança e busca a todo momento incluir novas tecnologias e fazer com que tudo seja mais rápido, eficiente e concreto para os usuários e, obviamente, as pessoas que administram o próprio site.

Alguns exemplos de tecnologia são a de Inteligência Artificial e Machine Learning, portanto, é necessário estar atualizando o site e mantendo o nível de aprimoramento necessário para fazer com que a marca continue sendo relevante para os mecanismos de busca.

  1. Dispositivos Mobile

Com os dispositivos mobile crescendo cada vez mais, é preciso continuar adotando sistemas e layouts diferenciados e que deem o devido suporte a eles, fazendo com que o Google melhore o ranqueamento, afinal, mais pessoas poderão acessar o site ou página.

Para isso, estude os tipos de layout e formas de aumentar a interação, no caso mobile, para que ninguém saia perdendo por não acessar o dispositivo pela tela de um computador. Sem sombra de dúvida, uma tendência que deve ser seguida e aplicada em 2022.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou e desenvolveu algumas tendências de SEO para se investir em 2022, mostrando o impacto do mesmo e a importância de tais investimentos. Não é à toa que essa estratégia de negócios tenha crescido tanto nos últimos anos.

Sendo assim, busque estudar ao máximo as orientações disponibilizadas ao longo do texto, buscando sempre aplicar todas que forem possíveis e que condizem com a realidade do seu negócio, adaptando o conteúdo conforme o necessário.

O SEO é uma ferramenta muito importante na era digital e saber dominá-lo é essencial para o bom desempenho da sua marca.

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