O que é SEO e porque investir? Investimentos em uma estratégia SEO não só aumentam a visibilidade da sua empresa na internet como também proporciona novas formas de estruturar táticas para ampliação do seu negócio na web, potencializa o poder de barganha da sua empresa e atrai mais clientes.
Com um número maior de vantagens aumenta a responsabilidade em montar estratégias eficazes. De acordo com a SPC Brasil, 90% dos brasileiros costumam procurar produtos e serviços na internet antes de comprá-los. E é aí que entra o SEO. Ele é a peça-chave para que todos esses resultados sejam evidentes e valham a pena.
O que é SEO?
SEO significa Search Engine Optimization (Otimização de Mecanismos de Busca) e reúne todas as táticas que podem ser aplicadas para os meios digitais e causa uma chance maior da sua empresa ser mais vista em mecanismos de busca, como o Google. Muita gente procura essas ferramentas para iniciar seu processo de compra e o SEO visa adotar medidas mais agressivas e positivas a ponto da sua empresa se tornar referência nesses espaços.
Melhor posicionamento nos mecanismos de busca
A maior preocupação do SEO é proporcionar o melhor lugar à mesa para sua empresa e dela ser a atração principal. A estratégia SEO adotada é criar otimização de sites de busca e blogs para ter um melhor rankeamento da sua empresa nesses espaços digitais, visando aumentar as oportunidades de negócio. No Google, por exemplo, 90% das pessoas que utilizam o site clicam em sites da primeira página da busca. Em virtude disso, o SEO vai lá e melhora o seu posicionamento, colocando sua empresa na primeira página e, se possível, nas primeiras colocações. Além de dar mais visibilidade, esse posicionamento de busca também aperfeiçoa a busca orgânica, aumentando-a e deixando-a mais volumosa.
Dica: O que é o Google Adwords e como usar na minha empresa?
Aumento no número de visitas
O SEO também aumenta o número de visitas ao site da sua empresa. Não só causar uma maior visão dela aos clientes, mas a taxa de visitas aumenta e a conversão em compras também. O que dá para se notar é que a estratégia SEO é ainda mais avançada, pois ela se concentra numa etapa ainda mais a frente no poder de compra do consumidor. Quando ele já está pronto para comprar determinado produto ou serviço, o SEO atua com esses leads mais prováveis e fortes para comprar em sua empresa e os atrai até ao site.
Mais vendas
Como dito anteriormente, as vendas são maiores porque a busca orgânica não está numa fase primária. O consumidor já está decidido no que comprar e só precisa de uma empresa que tenha o produto ou serviço que ele deseja. O SEO tem esse trabalho de interligar esses consumidores mais fortes com a sua empresa e assim, manter um ciclo de vendas mais firme e seguro.
Seus concorrentes estão investindo
Se você ainda não parou pra pensar nas possibilidades positivas que o SEO pode lhe proporcionar, fique sabendo que seus concorrentes já pensaram e já estão investindo nisso. Embora a taxa de concorrência diminua quando você investe no SEO, se todos eles já perceberam o bom uso dessa ferramenta e você não, então o prejuízo para sua empresa é certo!
Não importa o âmbito da sua empresa: seja local ou nacional, a concorrência nota que o SEO causa um impulso maior nas vendas, especialmente para microempresas que desejam crescer.
Agora que já sabe o que é SEO e porque investir, mãos a obra
Quatro dicas são importantes na hora de colocar o SEO em prática. A primeira é definir palavras-chave para sua empresa, para que a busca seja mais limpa, clara e direta especialmente para um público mais qualificado a ver sua loja.
Seu site também precisa estar otimizado. Organize suas meta tags, facilite a URL do seu site para que seja facilmente encontrado e sempre o atualize. Como vivemos no auge do marketing de relacionamento, a melhor forma de agir nisso é transmitindo conteúdo. Saiba conversar com o cliente (não só dizendo “Compre aqui”) de forma que ele veja sua empresa como referência no que ele precisa.
E acima de tudo, para manter seus clientes atentos a sua empresa, monte parcerias com links externos. Essas vias indiretas podem ser um grande auxílio para cativar a atenção de possíveis consumidores fortes. Estratégias como o link building podem tornar sua empresa ainda mais confiável aos olhos do público.