O que é o Google Adwords e como usar na minha empresa?

maio - 22
2017
O que Google Adwords?

O que é o Google Adwords e como usar na minha empresa?

O que é o Google AdWords? É a ferramenta de publicidade do Google, conhecida também como Links Patrocinados ou publicidade por palavra-chave. Por meio dela, as empresas podem contratar anúncios, que aparecem em forma de links patrocinados, quando alguma pessoa busca determinado serviço no Google, seja por meio de smartphone ou computadores.

O que é o Google AdWords?

É a ferramenta de publicidade do Google, conhecida também como Links Patrocinados ou publicidade por palavra-chave. Por meio dela, as empresas podem contratar anúncios, que aparecem em forma de links patrocinados, quando alguma pessoa busca determinado serviço no Google, seja por meio de smartphone ou computadores.

Estes anúncios são exibidos na cor amarela, contendo o título, algum URL para a visualização e um texto descritivo. Para conquistar clientes, é necessário criar textos que sejam atrativos, relevantes e objetivos.

Se você é proprietário de uma empresa de vassouras, você pode utilizar na sua campanha do AdWords a palavra ‘vassoura’, e, quando algum usuário procurar esta palavra no Google, o que você anunciou pode ficar visível no lado direito dos resultados de busca em ‘Links Patrocinados’, pode ser exibido em sites, fazendo com que você conquiste mais clientes para seu negócio.

 

Quais as vantagens de anunciar no Google AdWords?

Um dos benefícios do AdWords é a segmentação, já que na plataforma é possível realizar uma configuração para sua campanha no que diz respeito a região; você pode definir se seu anúncio será visualizado para clientes de um determinado país, bairro, cidade, ou a apenas alguns quarteirões da sua loja ou empresa, assim como outras possibilidades no que se refere a espaço.

O que é o Google AdWords? - Quais as vantagens de anunciar no Google AdWords?Ainda é permitido realizar uma segmentação por idade, qual dispositivo (smartphone, computador), definir horários que serão publicados, canal, dentre outras vantagens.

Muitas pessoas podem ter receio de fazer um anúncio usando o Google Adwords, mas um dos pontos fortes desta plataforma é a autonomia. Ou seja, caso queira parar a sua campanha por um tempo, você pode retomá-la apenas quando tiver necessidade, e os anúncios podem ser feitos quando você quiser, é permitido o anunciar no Youtube, rede de pesquisa, rede de display e outros canais. No Google AdWords você pode encerrar a sua campanha a qualquer momento.

 

Diversas funções

A plataforma permite o acesso a relatórios de desempenho e à avaliação dos seus anúncios, e para maior comodidade, você pode controlar sua campanha por meio de um aplicativo disponível para smartphone.

 

Quanto custa investir no AdWords?

Caso o anunciante opte por pagar em boleto ou cartão pré-pago, o valor mínimo é de R$40, e a filosofia do Adwords é que você só precisa pagar caso a publicidade funcione. Uma das mais famosas modalidades de pagamento é o  CPC (Custo por Clique), em que o anunciante só paga quando o cliente clicar no anúncio;

Outro método disponível é o CMP (Custo por mil impressões) que aparece apenas para rede de display, onde é necessário pagar somente se o anúncio contar com mil visualizações.O que é o Google AdWords? - Quanto custa investir no Adwords?

 

Crie anúncios em poucos minutos

Anunciar no AdWords leva poucos minutos; basta ter uma conta no Gmail e, caso não tenha, a criação é feita de forma simples e rápida. Em seguida, acesse www.google.com.br/adwords e realize o login com os mesmos dados do e-mail citado acima.O que é o Google AdWords? - Quanto custa investir no Adwords?Depois disso, você deve realizar uma campanha, cujo o orçamento irá determinar onde os anúncios serão exibidos. Após isto, você escolherá as palavras-chaves do seu serviço ou produto, como por exemplo “café em Santo André”, “moda feminina importada”, etc. Definida a primeira etapa, o restante da sua campanha deverá ser escolhida por você, com as configurações que desejar, como região, cidades e outros quesitos.

 

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Controle do investimento diário

O AdWords possibilita a seus anunciantes o controle de investimento diária, em que é possível definir quanto será gasto por dia na campanha, independentemente da quantidade de anúncios contidos nela. Ex: se a empresa estiver disposta a investir R$400 por mês em anúncios, isto significa que o investimento diário dela será de R$20 no máximo por dia.

Essa forma de publicidade é interessante porque traz um resultado rápido. Se você ganha um leilão para termos como “agência de viagem em Curitiba”, por exemplo, o primeiro site a aparecer para quem busca isso será o seu. Outra vantagem é que você irá pagar pela quantia de cliques que obterá, e isso eleva o custo-benefício.

 

Retorno do investimento

Por meio do Google AdWords, o anunciante pode ter conhecimento das impressões deixadas no público e dos cliques gerados, verificar se aquela pessoa que clicou no anúncio fez alguma conversão no site, como realizar compras, preencheu o formulário existente na plataforma, se alguém realizou o download do aplicativo ou ligou para a empresa para fazer algum pedido, etc.

O AdWords possibilita exibir novos anúncios para as pessoas antigas através do remarketing. Na plataforma, o anunciante pode verificar quais os anúncios não estão com um bom desempenho, e por meio do resultado, investir somente onde o retorno é mais eficaz.

 

Geração de Leads com o Google Adwords