Legibilidade de flesh: Saiba como melhorar a experiência de leitura do seu texto web

O trabalho de um escritor ou redator é aprender o melhor conteúdo possível que traga informações importantes ou algum conteúdo que atraia a atenção do leitor e o mantenha conectado à história. Uma ação que depende da legibilidade do texto, entre outros pontos.

Sendo preciso não só apresentar um conteúdo rico, mas também que conte uma boa história e uma leitura visual, facilitando a absorção dos pontos e argumentos presentes em alguma obra de modelo textual, que por meio de palavras disserta sobre algum assunto.

Um cenário relevante para os mais diversos tipos de estrutura de textos, como matérias aprofundadas, poemas, informações em um panfleto ou a chamada de uma notícia no jornal. O que se associa também ao propósito por trás de tais conteúdos.

Pois enquanto um texto comercial busca convencer um possível cliente a consumir um produto ou serviço em particular, uma matéria informativa, sobre as características de um sistema de áudio e vídeo, tem um caráter mais elucidativo sobre tal aplicação.

Uma série de questões que precisa ser levantada durante a produção desses conteúdos em texto, para que eles estejam diretamente associados aos propósitos a serem alcançados após a sua leitura, causando algum tipo de reação particular em seus leitores.

Existindo inclusive estilos de diálogos diferentes para cada um dos objetivos por trás da criação de um texto. Como um estilo mais sedutor presente em um conteúdo de teor comercial, levando esse leitor a se interessar pelo produto ou serviço ali apresentado.

Como um escritório de engenharia de avaliações, que através do seu blog informativo costuma imbuir em seus textos algumas frases que induzem o leitor a contratar os seus serviços, diante dos benefícios que podem ser alcançados para sua empresa.

Isso porque as características voltadas a criação de um texto estão presentes com força também no cenário digital, que mesmo existindo uma atenção maior hoje aos conteúdos de base audiovisual, a modalidade textual ainda possui uma grande importância.

Sendo preciso seguir algumas estruturas básicas, para garantir que esses textos disponham de uma boa experiência de leitura para os usuários que serão apresentados a tais produções, sendo indiciado, por exemplo, seguir o esquema de legibilidade de Flesch.

Ao que se refere esse sistema de legibilidade?

Esse sistema se trata de uma estrutura textual que facilita o leitor a consumir uma obra, diante da construção adotada na estrutura desses conteúdos, facilitando a absorção dos elementos presentes nesses textos, ao lado do propósito de tais produções.

Um sistema criado pelo autor austríaco-americano Rudolf Flesch. Um entusiasta da língua inglesa que buscava uma maneira de otimizar esses sistema de linguagem, tornando a leitura acessível para todos os indivíduos, começando pelo aprendizado da língua.

Um princípio educativo presente em uma das suas obras de maior sucesso, o livro Why Johnny Can’t Read de 1955, em tradução literal, “Por que Johnny Não Consegue Ler?”. Na obra, Flesch trazia dicas e práticas que ajudavam na alfabetização de crianças.

Um entusiasta educativo que indicava que os problemas que muitas crianças têm durante o processo de aprendizagem se dá pelo método de ensino utilizado nas escolas. Algo que a longo prazo pode impactar de forma negativa a vida desses indivíduos.

Não tendo acesso a um conhecimento baseado na interpretação. Importante para os mais diversos tipos de atividades no mercado de trabalho, inclusive no meio industrial, sendo preciso compreender o significado das placas de comando e sinalização desse espaço.

Além desses itens de ensino, o trabalho de Flesch teve um destaque também com o desenvolvimento em práticas que ajudassem no processo de leitura de um conteúdo, o tornando o mais acessível possível para qualquer leitor de interesse.

E assim surgia o sistema de legibilidade de Flesch, que funciona a partir de um programa de pontuação, criando uma classificação que quanto maior for a nota, maior é o índice de legibilidade desse texto, ou seja, mais prática é a sua leitura.

Similar a um sistema de correção usado nos vestibulares, para identificar a destreza de quem realizou um prova de redação, criando um método de pontuação para cada quesito abordado neste conteúdo.

Com os corretores também é analisada essa legibilidade, por meio da coerência do texto. Como uma redação sobre como funciona uma simulação acústica, sendo preciso expor o mapa de informações relevantes, através de uma linguagem acessível.

Como funciona o sistema de pontuação de Flesch?

Essa estratégia de otimização de leitura trabalha com uma análise profunda sobre uma série de ativos presentes em um texto, como a média de palavras, sílabas, tamanho das frases, além da distribuição e repetição de termos em um conteúdo.

Chegando a uma tabela de pontuação que funciona de 0 a 100 pontos, e quanto maior for o resultado, melhor é o índice de leitura desse conteúdo. A distribuição desses pontos segue a seguinte tabela:

  • 80 a 100 pontos – Ótimo leitura;
  • 60 a 80 pontos – Boa leitura;
  • 40 a 60 pontos – Regular;
  • 20 a 40 pontos – Leitura difícil;
  • 0 a 20 pontos – Péssima legibilidade.

Flesch afirmava que a faixa entre 60 e 70 pontos é a necessária para oferecer uma leitura simples. O que é indicado tanto para uma receita culinária como para uma matéria sobre a importância de adotar um sistema de controle de acesso em seu negócio.

E se engana quem acha que esse sistema é indicado apenas para textos a serem publicados em mídias tradicionais, como livros, jornais e revistas. Até porque a leitura digital é cada vez mais presente, por meio das redes sociais, blogs, entre outros formatos.

Existindo uma série de ferramentas que podem ajudar na definição desse sistema em cima  do conteúdo a ser compartilhado em suas redes digitais, auxiliando inclusive aos sistemas de busca a encontrar suas páginas virtuais, levando-as ao alcance dos usuários.

Entre essas aplicações se destacam o plugin Yoast SEO para o WordPress, o programa Microsoft 365 com suas variações, além de alguns sites de correção, como o Grammarly. Sistemas que identificarão o índice de leitura de seus textos.

O que diretamente influenciará na visibilidade dos mesmos na internet, sendo possível otimizar essa relação através da adoção de algumas práticas.

Aumentando a visualização das suas postagens

Diante da alta competitividade na internet, com usuários comuns e empresas disputando a atenção do público que acessa essas plataformas, é preciso adotar certas estratégias de forma a garantir uma maior visibilidade sobre os seus conteúdos, em cima de sua leitura.

Entre essas táticas é possível destacar:

Uso de elementos de divisão

Textos muito complexos podem resultar em uma leitura difícil, logo, é importante trabalhar com elementos de divisão, que ajudem a tornar essa leitura em algo mais agradável aos olhos do leitor, como a distribuição de imagens e subtítulos.

Auxiliando nessa distribuição de conteúdos dentro do texto, assim como um cabeamento de dados levando internet para um prédio comercial.

Parágrafos compactos

A separação de um texto em parágrafos é positiva não apenas por uma questão visual, mas também pelo próprio método de leitura desse conteúdo. Para tornar os parágrafos mais acessíveis é indicado utilizar apenas uma ideia para cada bloco de palavras.

Facilitando dessa forma a absorção dos temas presentes nesse texto. Permitindo a uma empresa de automação distribuir em seu site institucional matérias sobre as ações da companhia, além de dicas relacionadas à automação da sua residência.

O tamanho dos parágrafos pode ser mais importante para o índice de leitura de um texto do que a quantidade real de palavras. Isso porque um texto bem aprofundado pode conquistar o interesse do leitor, contanto que ele conte com um sistema prático de leitura.

Atenção a possíveis erros

Quanto maior for a quantidade de palavras em um texto, maiores são as chances de acontecerem erros em sua estrutura. Passando pela distribuição de ideias e o tom e diálogo utilizado nessa produção.

Junto a isso podem existir problemas de pontuação, acentuação e até mesmo um erro ortográfico na digitação de algumas palavras. Para evitar isso é bom fazer uma revisão manual sobre esse conteúdo ou contar com o auxílio de programas de correção.

A partir dessas dicas é possível garantir com que os seus textos tenham uma melhor legibilidade aos usuários, o que a longo prazo pode interferir diretamente no nível de percepção que esse seu endereço virtual pode ter junto aos serviços de busca.

Levando os seus conteúdos para um número diverso de leitores. Começando pela produção textual dessas matérias, pois assim como uma construção depende de um bom gerenciamento de obras, um texto necessita de um gerenciamento de conteúdo e formato.

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