Google Meu Negócio: Saiba o que é, vantagens e como utilizar

Se você ainda não sabe o que é o Google Meu Negócio, pode estar perdendo uma ótima oportunidade de aparecer na página de respostas do Google gratuitamente, especialmente se estiver administrando uma pequena empresa local.

Dessa forma, sendo uma estratégia totalmente válida e eficaz, conseguindo transmitir um maior conhecimento e identificação do público em seu negócio, gerando ainda mais divulgação e oportunidades.

Inclusive, essas são oportunidades que ao serem concretizadas fazem com que o negócio se destaque, e ganhe cada vez mais proporção diante de todo o mercado e meio em que a empresa faz parte.

Assim, sendo um dos principais meios e ferramentas desde empresas de sistemas até empresas que fornecem roupas e acessórios, trazendo essa amplitude e uma atenção e destaque necessário para os negócios.

Entenda o que é o Google Meu Negócio

Criado há mais de cinco anos, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita na qual as empresas podem se inscrever para obter grande exposição nos resultados dos mecanismos de pesquisa e no Google Maps.

Estar no topo de pesquisas, faz com que as empresas tenham um acesso maior em todo esse processo de busca, por isso implantar a sua empresa nessa ferramenta é um diferencial, bem como é algo necessário.

Ter uma presença online nessa ferramenta pode ajudar as pessoas a encontrar sua empresa em diversas situações de pesquisa, como por nome de empresa, pelos produtos e serviços que você oferece ou por localização.

Assim, como um exemplo prático para o entendimento, uma pessoa ao realizar uma busca sobre painéis elétricos, as primeiras empresas que aparecem nessa busca, estão em vantagem e geralmente são as opções que as pessoas escolhem.

Dessa forma, ao fazer parte dessa ferramenta disponível pelo Google, as empresas estão em vantagem diante do mercado, antecipando-se e indo de encontro a inovação e a formas de buscar esse sucesso e maior reconhecimento.

Para saber mais sobre o Google Meu Negócio, acompanhe o texto e veja para que serve essa ferramenta e diversas vantagens e funcionalidades que essa ação traz para sua empresa.

Para que serve o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que facilita a localização de empresas na Rede de Pesquisa do Google e no Google Maps. Os usuários podem obter informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções.

Essas informações são um dos pontos que faz com que o público opte por consumir seus produtos e serviços, entendendo como sua empresa pode ser útil e fazendo parte dessa facilidade para consumir.

Nos tempos atuais e em todo o mundo digital, quanto mais facilidade e comodidade se oferece, mais o público consome e quer fazer parte do seu negócio, optando sempre por uma experiência e por algo eficaz e rápido ao consumir os serviços e produtos.

Por isso fazer parte dessa ferramenta que tem uma grande relevância e poder entre o público, é um dos diferenciais e pontos necessários que fazem com que a empresa tenha um destaque no universo digital. 

Sendo uma espécie de motor de partida para um crescimento da empresa. Com isso, estar atento às ferramentas e a utilização em sua rotina e na forma como é implantada são alguns elementos fundamentais. 

Veja a seguir a importância da utilização do Google Meu Negócio e porque usar essa ferramenta.

Importância do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio disponibiliza diversas informações sobre o desempenho da empresa na plataforma. 

Por exemplo, você pode analisar quantas pessoas ligam para sua empresa usando o número de telefone mostrado nos resultados, quantas pessoas solicitam rotas pelo mapa, onde os usuários estão localizados, etc.

Desse modo, conseguindo ter uma percepção de como essa ferramenta está ajudando em seu negócio, medindo o quanto as pessoas consomem sua empresa através dessa ferramenta e dos seus recursos, sendo algo como um controlador de acesso.

Todos esses dados fornecem insights importantes para que você possa sempre aprimorar as estratégias e informações disponíveis na plataforma. Fazendo com que a empresa consiga estabelecer seus pontos fortes e fracos.

Com isso, aprimorando suas estratégias e reparando os erros, para que se tenha exatidão e um método eficaz diante de um mercado amplo e de tantos concorrentes, não abrindo espaço para dúvidas e incertezas em seu negócio.

Se você pesquisar negócios em sua cidade ou região em algum momento, por exemplo, você pode acessar endereços, telefones, horários de funcionamento ou avaliações. Isso mudou a direção de toda a sua pesquisa, ajudando-o a se conectar e decidir se continua com a ideia original.

Desse modo, gerando um filtro e uma percepção instantaneamente, fazendo com que se tenha essa consciência através das suas buscas, e uma ligação através do que o cliente está buscando e como seu negócio oferece.

Por isso, essa estratégia se mostra totalmente válida e eficaz para as empresas, facilitando desde o trabalho de divulgação de uma empresa de montagem elétrica, até as mais diversas marcas que compõem o mercado.

E quando não se encontra as informações, pode ser criada uma impressão negativa da empresa que está sendo pesquisada. Este é um ponto muito importante, abrindo espaço para uma desconfiança e estranhamento por parte do público.

Ao entender a importância e finalidade do Google Meu Negócio e como essa ferramenta é totalmente utilitária, veja a seguir as principais características oferecidas por essa ferramenta.

Principais características do Google Meu Negócio

As características e vantagens em torno do Google Meu Negócio são um dos principais elementos para que as empresas optem por utilizar essa ferramenta, e utilizar diversos recursos disponibilizados nesse processo.

Assim como exemplo, a utilização do Google Meu Negócio em um software para restaurante, quando trabalhado em conexão às estratégias para atrair mais público e popularidade em todas as etapas, torna-se algo eficaz e diário.

Por isso, conhecer as características para que se tenha um maior conhecimento e propriedade na escolha a ser feita, é um dos passos importantes para as empresas. Veja a seguir as características que compõem e tornam essa ferramenta única, são elas:

  • Gerenciamento de informações;
  • Recebimento de ligações;
  • Melhora de toda a presença digital;
  • Publicidade gratuita;
  • Relação com o público;
  • Entre outras.

Para encerrar, acompanhe o texto para entender as maiores vantagens e benefícios do Google Meu Negócio para sua empresa e a abrangência dessa ferramenta em todo o mercado.

Conheça as principais vantagens e benefícios

Já não é novidade que o Google é o motor de busca mais utilizado. Tanto que “Google” é uma expressão comum no dia a dia. 

Quando você não sabe algo ou pesquisa na internet por informações sobre algo, basta utilizar o “Google”, que ele retorna informações sobre sua pesquisa. Mas por que usar o Google Meu Negócio?

Abaixo listamos as vantagens de usar esta ferramenta gratuita do Google para aumentar a exposição da sua empresa na Internet. Confira os principais pontos:

Controle das informações

Além de ser muito fácil para os pequenos empresários gerenciarem as informações, também é possível interagir com os clientes e postar fotos mostrando os produtos ou serviços da sua empresa.

Assim, mostrando etapas e formas como os seus produtos estão diante do seu público, conseguindo transmitir desde uma atualização de firmware implantada, até novas coleções e estratégias.

Melhora nas campanhas digitais

Uma das principais vantagens do Google Meu Negócio é que ele é uma ferramenta muito fácil de operar e melhorar os resultados. Por isso seu entendimento e utilização de forma prévia podem ser feitos de uma maneira rápida e fácil.

 Os empreendedores podem melhorar sua presença digital, incluindo fotos de serviços e produtos, inclusive apostando em uma imagem profissional.

Aumento do tráfego físico

Mesmo que você não tenha um site, perfil no Instagram ou página no Facebook, o Google Meu Negócio direciona os clientes para sua loja. Para quem não lida bem com o mundo digital.

Se sua empresa estiver no Google Meu Negócio e fornecer informações básicas nessa ferramenta, como foto de rosto, endereço, número de telefone e horário de funcionamento, os clientes poderão encontrá-lo, inclusive visitando locais comerciais.

Isso geralmente acontece com a ferramenta GPS Google Maps. Nele, os usuários buscam empresas e vão até o estabelecimento mais próximo. Buscando desde uma empresa de coleta de solo até as mais diversas do mercado.

Aumento do tráfego qualificado para o seu negócio  

O Google Meu Negócio é uma ótima ferramenta para complementar sua estratégia e direcionar tráfego para o site da sua empresa. Ou seja, o tráfego direcionado para sua empresa por meio do Google Meu Negócio está pronto para ser convertido.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Publicidade

Confira também:

© Agência Maya - Criação de sites de alta performance em São Paulo

Descubra como um site de alta performance pode transformar seu negócio. Fale com a gente.