Google Ads – saiba tudo sobre a maior ferramenta de busca

Google Ads – saiba tudo sobre a maior ferramenta de busca

A modernização das tecnologias chamam a atenção de todo o mundo. Desde a comercialização da internet nos anos 90, as empresas buscaram a enxergar uma espetacular oportunidade de negócios com a internet e através do Google Ads isto é possível.

Uma das principais portas para essas possibilidades são os sites de busca, com destaque para o Google, que no Brasil, consegue um alcance de 95% dos usuários, tornando o alvo de todas as empresas.

Estar bem posicionado na plataforma é muito vantajoso, como o mercado de anúncios e links patrocinados em ferramentas como Google Ads pode ajudar o setor industrial neste sentido?

 

O que é Google Ads?

Google Ads é a ferramenta de anúncios pagos do Google, surgiu em 2000, e em apenas um ano, dominou todo o mercado de anúncios da internet. Ela é responsável por 97% de todo o faturamento da empresa.

A forma de como funciona Google Ads é feita por meio de algoritmos, responsáveis por calcular os chamados CPC, ou “custo por clique”, o CPM, “custo por mil impressões”, CPA, “custo por aquisição e/ou ação” e CPV “Custo por visualização”.

Quando um usuário faz uma determinada pesquisa na plataforma, esses anúncios são visualizados nas páginas com destaque na cor verde, em formato de links patrocinados.

Até junho de 2018, a ferramenta se chamava Google Adwords, que dava um maior destaque para palavras-chave nos resultados de busca do Google.

Com o novo nome, vieram novos recursos, como a popularização do machine learning, ferramenta que auxilia na melhora dos resultados, (até então exclusiva das grandes empresas).

O objetivo é integrar várias outras funções da plataforma ao Ads, tornando mais completo do que a versão anterior.

Os mecanismos da plataforma para gerar resultados incluem: segmentação do público-alvo por palavras-chave, tópicos (conteúdo do site), afinidade, mercado (pessoas que pesquisaram sobre o assunto), personalizado, além de local, sexo, horário de navegação, idade, renda, entre outros importantes elementos de público.

 

Google Ads para iniciantes

No Brasil, a plataforma de anúncios pagos da Google tem uma alta popularidade, só em 2017, cada R$ 1,00 investido na ferramenta tinha o retorno que varia entre 3,40 e R$ 8,00.

Dessa forma, existe um verdadeiro “leilão”, no qual vários anunciantes concorrem por cliques, visualizações e vendas.

Na indústria, essa estratégia tornou-se uma grande oportunidade para atrair novos clientes com baixo custo, pois, apenas o “quem paga mais” não é suficiente para estar na primeira página, pois o Google usa o Add Rank, ferramenta que mede cada campanha do Ads, por isso, a palavra-chave é um ponto crucial para estar bem posicionado.

 

Anúncios no Google

A forma de como usar Google Ads não é tão fácil. Para ter bons resultados, deve-se fazer um estudo específico para angariar novos clientes.

Ter um conhecimento da plataforma é um importante passo para ser bem sucedido com o Google Ads, saber o público, e fazer um bom trabalho de segmentação, ajuda na busca de consumidores, e, diminui os custos com cliques.

Existem outras plataformas para a conquista de público, como os anúncios dentro de outros site do Google, como o Youtube, e também em outros sites com links patrocinados.

A importância do Google Ads é crucial, pois, uma simples pesquisa na plataforma é uma oportunidade para a divulgação do produto.

Além disso, existe o Google Analytics, uma ferramenta que consegue monitorar toda a atividade dos anúncios e links patrocinados, fazendo com que haja um maior direcionamento das campanhas e melhores resultados.

No marketing digital, o casamento entre Google Ads e Analytics torna o posicionamento no site de busca uma excelente oportunidade de novas vendas.

 

Google Ads para e-commerce

Um dos grandes desafios de uma loja virtual é o posicionamento e a relevância do mesmo, então, são necessárias várias estratégias para melhorar a posição na rede de display do site de busca.

Para conseguir agregar valor para o site, é necessário seguir alguns importantes passos para conseguir esse objetivo.

Primeiramente, invista em uma imagem de boa qualidade, pois o Google Ads consegue monitorar e identificar relevância na foto, melhorando seu posicionamento; mas a imagem não é o suficiente para dar valor ao e-commerce, outras pontos são importantes como: texto de duas linhas com 35 caracteres, uma URL, vídeos do produto, e material rico com gráficos, tópicos e listagens sobre o produto, tornando um completo projeto de qualidade.

 

Tipos de anúncios

Quando alguém usa o Google Ads para posicionar produtos e conteúdos, é porque quer uma garantia de rápidos resultados. Mas, existem diferentes meios para anunciar no Google Ads tipos de anúncios, como:

Rede de Pesquisa: A apresentação de anúncios na página de pesquisa utilizando a palavra-chave e outras variações da mesma como principal instrumento;

Rede de Display: Anúncios que aparecem em forma de imagens, de outros sites que os usuários navegam;

Rede de Pesquisa com seleção de Display: Sistema no qual o anúncio fica disponível tanto na página de pesquisa, quanto em displays que são mostrados em outros sites que aceitam propagandas do Google;

Shopping: Existe uma específica categoria no Google chamada “shopping”, que nela podem ser adicionadas tanto textos, quanto imagens e os valores do produto, além do nome da loja, facilitando a mensagem ao consumidor;

Vídeo: Neste modelo, as campanhas de Google Ads podem estar presentes tanto na rede de displays do Google, quanto no Youtube. Com anúncios antes, não ignoráveis, durante e depois do vídeo;

Aplicação universal: Esse último tópico consegue dar um maior dinamismo para a campanha, levando o anúncio para todas as plataformas do Google, indo desde a rede de display, até o Google Play, voltado para dispositivos móveis.

No Google Ads comunidade, o usuário pode encontrar outras formas eficientes de campanhas, tópicos informativos sobre a plataforma, e dúvidas de quem está usando a ferramenta.

Outra boa aposta para conseguir resultados é Google Ads para afiliados, ser afiliado significa vender produtos e serviços na internet, ganhando uma comissão para cada venda.

É possível vender desde produtos usados, até cursos, com o uso de várias técnicas, como conteúdos únicos, links próprios para endereço, títulos atraentes, anúncios e uma boa página de captura (local para publicar o conteúdo).

Existe um universo de possibilidades no Google Ads, essas informações descritas acima conseguem dar uma imersão do básico da plataforma, não existe uma forma ideal para o Google Ads como anunciar, então, estudar as possibilidades é o caminho para o sucesso.

Você se interessou pela plataforma de anúncios do Google? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco pelo Soluções Industriais!

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