Como analisar o sucesso da sua estratégia de marketing digital

ago - 16
2017
Como analisar o sucesso da sua estratégia de marketing digital

Como analisar o sucesso da sua estratégia de marketing digital

Uma das vantagens de trabalhar online é a possibilidade de ter acesso a análises e também mensurar sua estratégia de marketing digital. Isso é possível, porque diferente do mundo offline, tudo o que acontece com quem está conectado pode ser medido.

Na internet, todos os comportamentos dos usuários podem ser registrados e até mesmo analisados usando ferramentas e softwares.

No mundo online há diversas informações que podem ser quantificadas e também avaliadas. Mas, atenção, pois é preciso manter o foco e não simplesmente valorizar as métricas apenas por vaidade.

 

Como analisar o sucesso da sua estratégia de marketing digital

 

Ao ver o crescimento dos curtidores de sua fanpage, muitos empresários perdem o foco, porém é fundamental focar em uma estratégia de marketing digital, pois assim a solidez do seu negócio ficará mantida.

Abaixo daremos seis dicas de como a sua estratégia pode ser analisada. Vamos conhecer quais são elas?

 

1) Estratégia de marketing digital deve estar atenta aos leads gerados

Em posts anteriores, explicamos que os leads são pessoas que demonstraram ter interesse no seu produto ou serviço. E a partir do interesse, fornecem suas informações pessoais para que a empresa mantenha algum tipo de contato com elas.

Para que o resultado da sua estratégia seja eficaz, uma sugestão é: criar um landing page e nela oferecer um ebook. Assim, seus leads deixarão os seus dados.

 

Dica: Como criar Landing Pages que convertem

 

Porém, lembrem-se que as novas conversões são apenas aquelas que preencheram os formulários da sua página.

 

2) O sucesso passa pelas taxas de conversão no funil de vendas

Como analisar o sucesso da sua estratégia de marketing digital

Dentre as ações do marketing digital está o Inbound Marketing. Se a empresa aposta nessa estratégia de marketing digital, ela deve estar atenta a taxa de conversão dos seus clientes em seu funil de vendas.

No entanto, para que os dados tragam as informações necessárias será preciso dividir o funil em três etapas: topo, meio e fundo. Depois disso, deverá ocorrer a determinação de quais os meios responsáveis por fazer com que o lead conclua a compra.

Contudo, os resultados dessa estratégia só serão eficazes se: houver delimitação de conteúdos em cada uma das etapas. Assim, o analista estará apto a diferenciar de maneira fácil quais foram as conversões em cada uma das fases.

 

3) Estratégia de marketing digital está aliada a oportunidade de vendas

Ao chegar no passo “oportunidade de vendas”, indica que o lead está pronto para entrar em contato com a sua equipe de vendas. Entretanto, para estar pronto, é preciso definir o interesse que ele tem em comprar e, ainda, a qualidade dele que resultará em compra.

 

4) Ciclo de vendas também é uma estratégia

O ciclo de vendas só é identificado após uma análise do tempo que o lead é convertido até a finalização da compra. Esse período leva em consideração desde a sua qualificação até ser transformado em uma oportunidade de venda.

A métrica ajudará a projetar vendas, todavia, ela precisará saber o tempo médio gasto até entrar no ciclo de venda. É fato que alguns leads são mais rápidos que outros, porém é preciso levar em consideração o tempo médio até a concretização de todo o processo.

 

5) Cliente tem um custo para serem adquiridos

Custo de Aquisição de Clientes (CAC) nada mais é do que o valor que uma empresa investe em sua estratégia de marketing visando atingir um novo cliente.

Para saber todo o valor investido é preciso: somar todos os custos tanto da área de vendas como também de marketing e dividir pelos novos clientes conquistados. O resultado dessa conta será o investimento da empresa na aquisição de novos clientes.

 

6) Retorno sobre o Investimento (ROI)

Chamado de ROI, esse retorno pode ser classificado como a métrica-chave da estratégia de marketing digital. Por meio dele, é possível saber se os investimentos gastos têm gerado os resultados que a companhia espera.

 

Conclusão

Cada uma das métricas citadas acima devem ser analisadas conforme os objetivos que a sua empresa tem. Afinal, por meio delas ficará fácil definir o sucesso de sua estratégia de marketing digital. Além disso, será possível identificar novos negócios e, se for preciso, mudar o rumo da estratégia, pois só assim sua empresa conseguirá conquistar o crescimento e obter o sucesso que você espera!