As plataformas E-commerce estão oferecendo ferramentas e soluções cada vez mais capazes de dar resposta às necessidades dos empreendedores digitais. De tal forma que, atualmente, não é necessário investir elevados montantes ou até contratar uma equipe de profissionais, para a criação de sua loja online.
Atualmente, sem que seja necessário você entender de programação ou de web design, o mais importante será no planejamento estratégico, de nicho e de marketing online. Essas componentes irão determinar seu sucesso enquanto responsável por uma loja online E-commerce.
Dessa forma, explicamos detalhadamente quais serão os passos mais importantes que terão de ser considerados, caso pretenda avançar para uma loja E-commerce. O objetivo é que você dê o próximo passo na presença online de seu projeto ou negócio online, chegando a um site E-commerce que vá de encontro com suas necessidades, mas também dos comportamentos e vontades de seu público-alvo.
1. Encontrar o nicho ideal para seu negócio online
Criar só uma loja online não é sinônimo de sucesso. Para pensar em ser bem-sucedido enquanto empreendedor digital, terá que necessariamente estudar o mercado e o comportamento de seus potenciais clientes. Em nada adianta você criar uma loja online elegante e bem estruturada, caso seu produto não gere tráfego ou interesse.
Dessa forma, antes mesmo de avançar para a criação de sua loja E-commerce, estude a tração que suas palavras-chave estão tendo, para além de componentes como margens de lucro, abordagem ao mercado e até outros sites concorrentes.
2. Estabelecer uma estratégia e planejamento sólidos
Assim que foi encontrado o nicho do mercado que pretende trabalhar, é determinante desenvolver estratégias e um planejamento que garanta os resultados que você pretenda. Como pretende chegar às pessoas? Através de tráfego orgânico ou tráfego pago?
Sem dúvida que nesse passo é determinante você entender os gostos, interesses e comportamentos de seu público-alvo. Será muito mais simples você construir uma loja online, caso você conheça na perfeição as pessoas que irão entrar em seu site. A partir daí, você terá uma ideia muito mais clara de como estruturar sua loja E-commerce e até suas estratégias de marketing, por exemplo.
3. Determinar um orçamento para as diferentes etapas
Sabendo agora como vai chegar a seu público-alvo, deverá planejar desde cedo seu orçamento. Ora, através de estratégias de orçamentos de loja virtual, saberá com maior exatidão quanto poderá gastar no desenvolvimento de seu negócio online. Desde a criação de seu website, até suas campanhas e propagandas.
Tal como foi realçado, as soluções das plataformas E-commerce, como o Shopify ou a Loja Integrada, poderão ser soluções para você construir um website profissional, sem necessitar de investir em profissionais. Esses construtores de lojas online fazem questão de facilitar todo o processo de colocar sua loja no ar.
4. Encontrar a melhor construtora de lojas online para seu negócio
Um passo determinante para a construção de sua loja E-commerce é de fato encontrar as plataformas que melhor vão de encontro com as suas necessidades. Felizmente, a oferta das plataformas E-commerce agora disponibilizam não só dezenas de templates de lojas online profissionais, como também aplicativos que irão tornar seu website muito mais completo.
Com planos mensais que muitas vezes nem sequer passam os cem reais, terá acesso a lojas online padrão de qualidade, estando bem estruturadas e pensadas para você conseguir aumentar suas taxas de conversão. Nunca se esqueça de associar os dados de navegação com as campanhas publicitárias que está produzindo nas redes sociais, ou no Adwords do Google, por exemplo.
5. Pretende apostar no marketing pago ou em estratégias de SEO?
Após ter sua loja online no ar, deverá começar pensando em como conseguirá atrair seus potenciais clientes para seu recente website – que naturalmente ainda não estará bem rankeado nos motores de busca. Ora, por precisamente ser um website mais recente, deverá desenvolver campanhas e estratégias de marketing pagas. Não é necessário você gastar fortunas para dar início a essas campanhas, obtendo desde as primeiras horas resultado quanto a tráfego em sua nova loja E-commerce.
Chegando a um ponto em que seu website está recebendo tráfego constante, deverá investir muito nos padrões de SEO de todas as páginas e conteúdo que esteja colocando em sua loja online. É determinante que você, enquanto empreendedor digital, saiba quais são os padrdões de SEO que vão permitir que, a longo prazo, suas páginas web consigam rankear cada vez melhor nos motores de busca, sobretudo nas palavras-chave que envolvem seu projeto/ negócio online.
Vale a pena criar uma loja E-commerce?
Caso tenha uma paixão por seu produto, serviço ou então pelo nicho de mercado que está trabalhando, criar uma loja online poderá ser uma boa alternativa para você aumentar sua presença online, bem como melhorar seus resultados e rendimentos. Não há dúvidas que, atualmente, nunca foi tão fácil colocar um site E-commerce profissional no ar, mas o segredo é como você dará sequência a essa mesma loja online. Os passos acima sugeridos irão o ajudar a perceber como deverá encarar a criação de uma loja E-commerce, bem como deverá “atacar” o mercado, sempre respeitando seu planejamento e orçamentos.