O copywriting é uma técnica de escrita que pode ajudar a ampliar as possibilidades do seu negócio. Com as técnicas que iremos te ensinar, você aprenderá a fazer um texto criativo, que certamente lhe ajudará a multiplicar as vendas de seu negócio.
O copywriting tem apenas um objetivo: a conversão. Ou seja, convencer o seu leitor ou espectador a fazer algo, como comprar determinado produto, como camisas personalizadas, ou até mesmo contratar serviços em geral.
Essa é uma técnica antiga, existente desde a década de 60, onde foi muito utilizada em jornais, revistas e anúncios.
Além disso, naquela época, também havia muito em comerciais de televisão, de rádio e até mesmo propagandas em carros de som, que anunciavam vários tipos de produtos e serviços, como a gestão condominial ou a venda de bolos.
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e uso da internet, o copywriting ganhou um novo formato, graças a ascensão do marketing digital.
Você precisa ter um copywriting muito bom e experiente para conseguir converter textos em vendas, pois aplicando bem as técnicas de escrita, ele consegue convencer um cliente a comprar desde um autotransformador até uma porção de batata frita.
Entre as principais técnicas para escrever um copy atrativo, podemos destacar:
- Colocar um título que seja atrativo;
- Deixar seu copywriting no radar do leitor;
- Faça um texto que seja fácil de ler e entender;
- Evite que as palavras que sejam muito repetitivas ou longas;
- Faça todo o seu texto em voz ativa e persuasiva.
Seja para convencer os clientes de um estúdio musical a contratar um tratamento acústico, ou para esgotar a liquidação de inverno de uma loja de roupas, as dicas a seguir irão te ajudar a criar o copy perfeito.
Crie um título atrativo
Essa dica é fundamental para atração de público, pois o título é capaz de despertar a curiosidade para fazer com que os leitores abram o seu texto e queiram ler, funcionando como elementos de fixação na mente do cliente.
O ideal é utilizar títulos curtos, eles podem conter números e no máximo até 65 caracteres. Os títulos com até seis palavras são fáceis de chamar a atenção, sendo muito mais simples para o leitor, além de ser melhor esteticamente.
Tente despertar a curiosidade, pois ela será a sua principal aliada para ganhar mais leitores. Além disso, tente usar pronomes como “você”, falando diretamente com o seu leitor.
Um exemplo de título chamativo, que converse diretamente com o leitor é “Você sabe usar laço indutivo?” ou até mesmo “5 maneiras de escrever um bom texto”.
Outra coisa que pode ajudar o seu título, são palavras negativas, pois é algo que chama a atenção. As palavras como “não” e “nunca”, por exemplo, acabam despertando a curiosidade do leitor em saber o que não deveria ser feito em determinada ocasião.
Como exemplo, podemos colocar o título “Nunca se esqueça dessas dicas para o ENEM”. Logo, o leitor ficará curioso para saber as dicas para não errar em algo quando for realizar a prova .
O uso de dados e estáticas também é algo que impressiona muito os leitores, como por exemplo, “10 dicas que ajudam a diminuir o sensor de nível da sua água em 50%”.
Outra técnica que funciona, é utilizar a combinação clássica de números, adjetivo, palavra-chave e benefício, como por exemplo “5 maneiras fáceis de ganhar dinheiro rápido”.
Dessa forma, seja direto, crie títulos curtos e atrativos, que sejam fáceis de atrair a atenção do leitor para o seu conteúdo..
Deixe seu copywriting no radar do leitor
Você precisa convencer o seu leitor a ler o seu texto até o final, para que isso ocorra, é necessário prender a atenção logo de cara.
Por isso, quando o leitor bater os olhos no que você escreveu, é necessário que ele saiba exatamente do que se trata o assunto principal do texto.
Sendo assim, é necessário dividir seu texto em tópicos, utilizando subtítulos, listas (também conhecido como bullet points) e tabelas para facilitar a leitura e a compreensão do seu conteúdo.
Leitura de ritmo fácil
Seu texto precisa ser bem escrito e fluido para facilitar a leitura. Para isso, existem algumas técnicas que podem ser utilizadas.
A primeira é criar parágrafos curtos. Tente colocar de 3 a 4 linhas em seus parágrafos, porque se for mais que isso, seu texto pode parecer muito longo e acabar espantando os seus leitores.
Outro ponto, é sempre deixar seu texto alinhado à esquerda. Essa formatação deixa o texto mais uniforme e não cansa o olhar na hora da leitura.
Portanto, crie subtítulos chamativos para organizar seu texto e para ter pausas. Alinhe essa técnica com as outras dicas, e terá um conteúdo bem estruturado e chamativo, pronto para converter leads em vendas.
Evite palavras repetidas ou muito longas
Mostrar que você possui um dicionário expandido é excelente para o seu texto, quem ler o seu conteúdo e se deparar com várias palavras diferentes, terá a sensação de que o escritor é uma pessoa culta e que realmente sabe do que está falando.
Caso você não ache nada que possa substituir uma palavra que você repetiu diversas vezes ao longo do texto, conseguirá buscar soluções em internet, onde é possível encontrar sinônimos para substituir as repetições.
Outra questão é sobre as palavras muito longas, isso pode confundir quem vai ler seu texto, pois nada é mais desagradável para o leitor do que palavras que ele não entende, deixando de ser um texto acessível e interessante.
Use exemplos e a voz ativa para deixar seu texto persuasivo
O seu texto deve ser persuasivo, por isso, utilize métodos para que isso aconteça. O primeiro método é utilizar exemplos, pois assim você facilita a compreensão e se aproxima mais da realidade de quem está lendo.
Assim, durante a leitura, a pessoa pode se identificar com situações do seu cotidiano e utilizar as suas dicas para resolver as questões.
Outro método que funciona na mesma medida, é a utilização de metáforas, então quando der, apoie-se em exemplos figurativos para melhorar a compreensão do tema, como “Era uma blusa fofa como algodão” ou “Resolva seus problemas com punhos de ferro”.
Outro ponto que ajuda a escrita persuasiva é a voz ativa, tente usar sempre que puder, como por exemplo a diferença entre: “Algumas técnicas de persuasão de texto estão sendo passadas nesse tópico” e “Esse tópico passa curiosas técnicas de persuasão”.
É muito claro que a voz ativa convence muito mais que a voz passiva, então uma ótima forma de você convencer o seu leitor é usar a voz ativa.
Os benefícios do copywriting digital
Basicamente, você será responsável por uma transformação, que é o internauta passar de um leitor para um consumidor, por isso, é bom ele se interessar por seu título e ser convencido por ele a ler o seu texto.
O escritor de copywriting deve realizar várias pesquisas e análises, pois seu trabalho pode ser diversificado, indo desde convencer um torcedor a comprar a camisa do time do coração, até uma adolescente a comprar alguma roupa em uma loja em liquidação.
O principal objetivo é convencer alguém a fazer algo, não importa quem seja. Então é necessário um grande conhecimento de todos os assuntos e de todas as esferas.
Logo, as pesquisas devem fazer parte do seu cotidiano, além de um estudo geral sobre o mercado de negócios. Isso é essencial para que um copywriting otimize as suas estratégias de marketing.
A publicidade é bem custosa, então cada vez que você produz um copy, você tem um retorno muito mais fácil, para assim atrair o público de forma orgânica para a sua empresa.
Outro grande benefício é que o texto ficará na internet para sempre, não tendo um tempo limitado como as campanhas publicitárias.
Também é um método muito eficaz, pois muitas vezes uma propaganda nas grandes mídias não atinge as pessoas em potencial que você precisa, e um copywriting de marketing digital consegue atingir esses clientes em potencial.
Para isso, é possível utilizar o Google e o Facebook Ads, que são ferramentas que ajudam as empresas a identificarem onde está o seu público-alvo para levar o seu conteúdo até ele.
Assim, quando você tem as informações exatas através do Facebook e Google, é mais fácil encontrar um cliente em potencial, concluindo que essa seja a maior, atingir o público alvo.
Enquanto mídias tradicionais, como rádio e TV, atingem todas as pessoas ao transmitir uma propaganda, o marketing digital permite que o seu conteúdo esteja exatamente onde o seu público está.
Através de dados de pesquisas online, diversas ferramentas de monitoramento e o rastreamento dos movimentos dos internautas, é possível saber exatamente onde seu consumidor está, além dos seus hábitos de compra.
As técnicas de copywriting são altamente compatíveis com os mecanismos de busca como o Google, pois como um site de pesquisa, ele precisa fornecer exatamente as respostas que os usuários precisam.
Portanto, para ranquear seu site no topo dos resultados de pesquisa, é preciso utilizar as técnicas de copywriting para criar conteúdos relevantes, que sejam a resposta que o seu público-alvo precisa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.