5 dicas de como usar o Google Analytics em seu site

Aprender dicas de como usar o Google Analytics em seu site é imprescindível.

Literalmente elas mudam a maneira como se usa o software. Até a semana passada, você usava o Google Analytics apenas casualmente.

Você entrava, fuçava um pouco e depois saía com apenas uma vaga ideia do que estava acontecendo com o tráfego.

Mas hoje você descobrirá o leque por trás de tudo.

1 – Use dados ao público ao criar segmentos de visitantes personalizados

Felizmente, você já está usando segmentos personalizados para classificar seus visitantes.

No entanto, se você não estiver utilizando os dados nas visualizações de relatórios de público-alvo para ajudar a criar segmentos de visitantes personalizados, estará perdendo muitas informações sobre como usuários específicos estão interagindo com seu site.

Isso apresentará uma visão ampla dos outros três relatórios de interesses: categorias de afinidade, segmentos de mercado e outras categorias.

Com base nesses dados, sabemos que quase 8% dos visitantes em todas as sessões são identificados como “tecnófilos” – indivíduos com um forte interesse em tecnologia.

Também podemos ver que quase 5% dos visitantes do segmento de mercado trabalham ou estão interessados ​​em serviços financeiros/de investimento.

Em seguida, examinaremos os dados de idade e sexo. Esses dados nos dizem que a maioria dos visitantes tem entre 25 e 34 anos.

5 dicas de como usar o Google Analytics em seu site
5 dicas de como usar o Google Analytics em seu site

Então, depois de um pouco de pesquisa, sabemos que muitos de nossos visitantes são: homens de 25 à 34 anos; têm interesse em tecnologia; trabalham em serviços financeiros ou de investimento.

Armado com esses dados já podemos criar algum segmento personalizado, nomeá-lo e salvá-lo. Como alternativa você pode testar esse segmento personalizado avançado para ter uma ideia melhor de quantos visitantes se enquadram nesses parâmetros.

2 – Atribua um valor monetário a metas de como usar o google analytics

Você deve definir metas no Google Analytics e atribuir a elas um valor monetário.

Para esse objetivo em particular, obtemos a maior parte de nosso tráfego do Google, com forte tráfego direto como sendo nossa segunda maior fonte.

Então, por que você deve atribuir um valor monetário ao seu fluxo de metas? Porque até que você atribua um valor monetário ao fluxo da sua meta, é impossível avaliar quanto dinheiro você está perdendo em cada lead que sai do funil.

Para atribuir um valor a uma meta, navegue até a seção Admin do Google Analytics e clique em “Metas”.

Agora você receberá uma lista de seus objetivos. Ao clicar em um deles, você verá uma interface na qual pode especificar o valor monetário que deseja atribuir à meta.

O valor exato de uma meta variará dependendo de vários fatores, mas geralmente é aconselhável subestimar quanto vale uma meta. Até que você tenha uma ideia melhor do valor de cada conversão – em termos financeiros.

3 – Examine seus principais caminhos de conversão

Infelizmente, os visitantes do seu site nem sempre se comportam da maneira que você deseja.

Não seria maravilhoso se os clientes em potencial visualizassem seus anúncios, visitassem seu site e finalmente fizessem uma compra – tudo em uma única sessão?

Bem, isso raramente funciona assim, e é por isso que entender seus caminhos de conversão é tão importante – especialmente no cenário de publicidade atual, onde as pessoas raramente concluem uma compra.

5 dicas de como usar o Google Analytics em seu site
5 dicas de como usar o Google Analytics em seu site

Além de ilustrar como seus visitantes estão realmente convertendo, examinar seus principais caminhos de conversão no Google Analytics fornece uma visão fascinante do comportamento do usuário.

Você também tem a opção de exibir os principais caminhos de conversão pelo caminho de agrupamento de canais e mapear esses resultados com o caminho de palavras-chave, que pode revelar informações adicionais sobre o funcionamento de cada um dos seus canais.

4 – Configure eventos de inteligência como usar o google analytics

É importante acompanhar o desempenho do seu site regularmente, mas é bem provável que você não veja grandes desvios de um dia para o outro.

Mas e aquelas anomalias estranhas que fazem você pensar duas vezes? Esses enormes picos no tráfego que desafiam as explicações? É quando os “Eventos de Inteligência” entram em cena.

Eventos de inteligência é um recurso do Google Analytics que permite definir parâmetros personalizados para monitorar atividades incomuns no site e enviar alertas aos gerentes de contas designados.

Por exemplo, um aumento de 200% no tráfego em um determinado dia seria considerado incomum e, como tal, o Google Analytics registraria os dados em torno deste evento e o alertaria.

Se tivéssemos confiado em uma rápida olhada em nosso relatório de visualizações de página, não teríamos ideia de que recebemos mais de 200% a mais de tráfego para essa página, e esse pico teria passado despercebido pelo radar.

Por padrão, o Google Analytics notificará você sobre atividades incomuns no site, incluindo o tipo de anomalia no exemplo acima. No entanto, não confie no Google para informar quando algo importante acontece. Em vez disso, configure seus próprios eventos de inteligência.

Você pode personalizar as visualizações às quais as condições de alerta serão aplicadas, o período e como as notificações serão enviadas – por email e por SMS.

Em seguida, você precisa indicar quais condições devem ser atendidas para que o alerta seja acionado. Primeiro, defina as condições de tráfego e os parâmetros de uso do site.

Por fim, basta nomear seu alerta personalizado, salvá-lo e pronto!

5 – Compare as tendências históricas do tráfego

Muitos usuários do Google Analytics se preocupam apenas com as tendências atuais do tráfego, mas a identificação de padrões com base no tráfego anterior pode gerar informações valiosas sobre como o tráfego pode mudar com o tempo.

5 dicas de como usar o Google Analytics em seu site
5 dicas de como usar o Google Analytics em seu site

Uma das melhores maneiras de investigar esses dados é usando a ferramenta “Comparar” com período anterior na caixa de diálogo “Intervalo de datas”.

Depois de especificar o período desejado, você poderá aplicar esse filtro para ver como seu tráfego se compara de um período para outro.

Se você aplicasse esse filtro a uma exibição semanal, talvez pensasse que uma exibição semanal de segunda a domingo espelharia exatamente o período anterior – mas não.

Em vez disso, o Google Analytics usa como padrão o número de dias no período especificado, e não os dias correspondentes da semana anterior.

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