Buzz Marketing: Saiba como atrair a atenção do público para a sua empresa

O buzz marketing é uma estratégia muito usada nos dias de hoje, isso porque é um meio de fazer com que as pessoas tenham uma marca, produto ou serviço na boca do povo, como costumamos dizer.

O ditado se refere a algo que é tido como uma polêmica ou até mesmo uma notícia que precisa ser de conhecimento do maior número possível de pessoas para que todos possam compartilhar suas opiniões sobre o assunto.

Mas nem sempre isso precisa ser uma polêmica ou uma fofoca, um simples conteúdo que desperte curiosidade ou qualquer outro sentimento no usuário já é uma forma de fazer com que ele se sinta tentado a comentar sobre aquilo com outra pessoa.

E isso já não é mais algo que estimula apenas a comunicação entre as pessoas, mas uma forma de garantir com que as marcas saibam quais estratégias aplicar em seu negócio e o que fazer para melhorar seus resultados.

Existem passos essenciais para o sucesso de uma empresa, como a sua patenteação de marca, que permite a permanência dela no mercado de forma legal, mas também é preciso pensar de forma estratégica.

E a forma estratégica de pensar é justamente traçar caminhos que façam com que a empresa alcance os resultados que deseja, afinal de contas, esse é o desejo de qualquer empreendedor que abre o seu próprio negócio, não é mesmo?

Pois bem, e para isso contamos com inúmeras estratégias do universo do marketing, principalmente do marketing digital, que se tornou um conceito inovador e que trouxe caminhos bem mais acessíveis para tal ação.

Pensando nisso, o buzz marketing surgiu com a premissa de fazer com que as marcas não apenas aumentassem os seus resultados, mas também trabalhassem para que o seu negócio não saísse das rodas de conversas das pessoas.

Comentar com um amigo ou familiar sobre um serviço, como a portaria virtual valores acessíveis do seu condomínio, é uma pauta comum e que acontece com muita frequência nos bate papos.

E justamente sobre isso que se trata o buzz marketing, é o ato de fazer com que a sua marca esteja na boca do povo, ou seja, que as pessoas comentem sobre o seu negócio, sobre o seu produto ou serviço.

Fazer isso é um trabalho que exige muito cuidado, pois estamos falando de uma estratégia que deseja ver a marca sendo comentada pelas pessoas, mas isso não significa que a marca deve se envolver em polêmicas.

Vemos que o conceito do buzz marketing é muito mais minucioso do que poderíamos imaginar, por isso hoje iremos conhecer desde as características dessa estratégia até mesmo seus cases de sucesso.

Principais características dessa estratégia

Tudo no mundo possui as suas características, desde um climatizador direto da fábrica para a sua casa até mesmo uma estratégia como o buzz marketing, então entender mais sobre elas é essencial para o seu negócio.

O buzz marketing é uma estratégia que possui inúmeras características, mas resolvemos selecionar apenas as principais para que você entenda exatamente no que esse conceito se baseia e como suas aplicações são guiadas. Confira:

  • Pautas e bandeiras de grupos sociais;
  • Assuntos que gerem engajamento;
  • Notícias recentes que estão sendo comentadas;
  • Conteúdos que gerem muito compartilhamento;
  • Formatos que prendam a atenção.

Cada um desses pontos são características da estratégia do buzz marketing, o que ajuda qualquer marca a cair na boca do povo com o objetivo de fazer com que ele comente cada vez mais sobre o seu negócio.

Mas como mencionamos anteriormente, é preciso ter cuidado para não se envolver em polêmicas que podem difamar a imagem do seu negócio ou fazê-lo se perder no caminho da construção do sucesso.

Assim como um serviço de monitoramento ambiental, é preciso monitorar o que o público diz sobre o seu negócio a fim de entender se a estratégia está surgindo os efeitos positivos que imaginava.

Gatilhos que são usados no buzz marketing

Uma das coisas mais eficientes e que fazem toda a diferença na estruturação de uma estratégia de buzz marketing é o uso de gatilhos que geram determinadas sensações nos usuários. A seguir, você irá conferir alguns dos mais usados em campanhas recentes:

Tabu

O tabu é usado em cima de campanhas que trabalham com alguma pauta que ainda é vista como tabu dentro da sociedade, como o homossexualidade, a educação sexual, a liberdade feminina e muitos outros assuntos.

Quando usado da maneira certa, o tabu gera discussões onde as pessoas poderão trocar suas visões de mundo, suas experiências e opiniões, tendo como centro de toda a conversa o ponto que partiu da sua marca.

Chocante

Já o chocante é aquilo que traz uma sensação de imensa surpresa para as pessoas, foi o que muitos sentiram com a chegada de um autoatendimento fast food, por exemplo, que trouxe uma mudança gigantesca em relação ao processo de pedir uma comida.

Esse é um exemplo de choque bom, onde a surpresa ajudou as pessoas a terem mais automatização, mas nem sempre o choque pode ser positivo, por isso também é preciso tomar cuidado para usar esse gatilho da forma correta.

Hilário

O Brasil é um país onde as pessoas gostam do humor, da risada e daquilo que é engraçado, por isso trabalhar com a imaginação é um ponto que pode ser essencial dentro do buzz marketing.

Aqui você pode brincar com suas ideias e construções, trabalhando com uma campanha que gere alegria, diversão e altas risadas em seu público, mas é claro, sem ofender ou diminuir ninguém ou nenhum grupo social.

Benefícios do buzz marketing

Agora que você já conhece alguns dos gatilhos dessa estratégia que pode ser usada para vender tanto uma câmera térmica quanto qualquer outro produto ou serviço, chegou o momento de conferir alguns dos benefícios de sua aplicação. Confira:

Maior reconhecimento

O primeiro e talvez mais importante deles é o aumento do reconhecimento da marca, que será cada vez mais presente na rotina dos usuários que comentam sobre algo relacionado a ela, fazendo com que cada vez mais pessoas conheçam o seu negócio.

Mais visibilidade

Em paralelo a isso, é claro que a visibilidade da marca também aumenta, permitindo que cada vez mais pessoas ao redor do Brasil e do mundo conheçam o seu negócio e se interessem pelo que você oferece.

Melhor relacionamento

Por fim, mas não menos importante, a estratégia ainda ajuda na melhora do relacionamento da marca com o seu público, gerando uma relação sincera e de intimidade, onde ambas as partes se sintam confortáveis.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios do buzz marketing, que está à disposição tanto de um negócio de distribuidores de correias transportadoras quanto de outro segmento, desde que acredite em seu potencial e o aplique da forma correta.

Diferença entre o buzz marketing e o marketing viral

Tendo em vista tudo o que vimos com o conceito de buzz marketing, é normal que algumas pessoas pensem que ele pode ser igual ou semelhante ao marketing viral, mas trata-se de propostas completamente diferentes.

O buzz marketing, como bem vimos, é uma estratégia que tem como objetivo principal fazer com que a marca esteja na boca do povo, gerando conversas onde o produto ou serviço está no centro de todo o processo.

Já o marketing viral é um processo que foca apenas no aumento do número de pessoas que conhecem a marca, mas que não necessariamente comentam sobre o que ela produziu ou sobre o que pretende trazer de novo para o mercado.

Entender a diferença entre esses conceitos é essencial para que você entenda como aplicar o buzz marketing a fim de encontrar clientes para alugar armazém geral que a sua empresa oferece ou qualquer que for o produto oferecido.

Cases de sucesso do buzz marketing

Para finalizar, não poderíamos deixar de apresentar alguns exemplos dessa estratégia, ou seja, marcas que apostaram no buzz marketing e tiveram incríveis resultados nessa determinada campanha.

A primeira delas foi a campanha de dia dos namorados da marca O Boticário, que trabalhou o gatilho de tabu em uma campanha que focava em casais homossexuais, levantando a bandeira desse grupo e mostrando que toda forma de amor é justa.

E também é válido lembrar-se da famosa campanha de Brahma, a marca de cerveja que trouxe dois siris como protagonistas, usando o gatilho hilário. Eles conseguiram fazer com que todo o país comentasse sobre o icônico comercial.

Esses são apenas alguns dos inúmeros cases de sucesso do buzz marketing que existem no mercado e que podem te esclarecer ainda mais dúvidas sobre essa estratégia a fim de te incentivar a investir nela.

Dessa maneira você terá uma estratégia que te trará não apenas mais resultados, mas também irá influenciar diretamente na forma como a sua marca é vista no mercado, gerando trocas especiais entre seus clientes.

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