Entenda como otimizar os resultados no Google Meu Negócio, e ´´´posicione sua empresa na primeira página, aumente a autoridade de seu domínio e venda mais pela internet.
O Google Meu Negócio é um espaço especial que foi disponibilizado para os empresários, tornando mais fácil que os consumidores encontrem seus respectivos sites. A otimização entra como uma grande aliada aos negócios digitais para aumentar os bons resultados.
Deste modo, iremos tratar como o Google Meu Negócio consegue ser uma grande ferramenta para os empresários, visto que a era digital está cada vez mais intensa para todo mundo.
A necessidade de apostar no mundo digital
Um dos princípios básicos para conseguir ter um negócio de sucesso atualmente, é estar presente no mundo digital, deste modo, a internet consegue ser a principal plataforma para empresas de sistemas ou, principalmente, para lojas virtuais.
Uma das estratégias básicas que os empreendedores devem ter é ter um blog e investir em conteúdos educativos, justamente para facilitar a procura do público-alvo sobre o site da empresa.
Para entender melhor como o Google consegue ser uma grande porta de entrada para que as pessoas consigam construir uma relação com as empresas.
Basta compreender que a cada 10 pessoas, 8 usam o Google como a principal alternativa para buscar informações.
O Google também se tornou a principal ferramenta para os consumidores na busca de conseguir o melhor site para realizar uma compra.
Naturalmente, o consumidor criou o hábito de fazer várias comparações entre os sites, isso porque ele tem acesso fácil sobre eles.
A internet, na verdade, consegue disponibilizar ao usuário uma gama de informações, possibilitando à pessoa adquirir dados relevantes do processo de coleta de solo, por exemplo, ou qualquer outro assunto.
Como potencializar a estratégia no GMN
Diante desse contexto, faz sentido potencializar a estratégia de uma empresa usando o Google Meu Negócio, e nesse cenário, ele será a principal ajuda que o empresário terá nessa trajetória.
Em outras palavras, o Google Meu Negócio é uma ferramenta que tem como objetivo principal impulsionar as vendas locais por meio da aparição de informações sobre a empresa.
Considerando que estamos em um mercado cada vez mais competitivo, ter dados relevantes sobre uma empresa que atua com montagem elétrica, por exemplo, pode fazer com que ela ganhe destaque maior do que as demais.
Só pelo fato de ter uma presença digital, já pode ser considerado um diferencial para os clientes.
Pode parecer óbvio, mas não ter uma estratégia de marketing digital para a empresa, e sequer ter uma conta no Google Meu Negócio pode fazer com que grandes oportunidades estejam sendo desperdiçadas.
Contudo, é importante contextualizar a importância da otimização de resultados na ferramenta do Google explicando, primeiro, o que realmente é o Google Meu Negócio.
O que é o Google Meu Negócio?
Resumidamente, o Google Meu Negócio é uma plataforma criada pelo próprio Google, que permite que os empresários possam divulgar o seu negócio de forma gratuita, aparecendo de maneira orgânica nos resultados de pesquisa.
No geral, conseguir resultados de forma natural é o mais ideal para uma loja que vende painéis elétricos, por exemplo, afinal, é uma segmento que trabalha diretamente com vendas, portanto, ter um reconhecimento de maneira orgânica faz com que o público-alvo olhe a loja com outros olhos.
O que chama a atenção dessa ferramenta, é o fato da empresa conseguir ter uma relação melhor com os seus clientes, além de claro, poder passar informações importantes para os usuários.
Informações essenciais na hora do cadastro
Na internet, é fato que os usuários estão sempre em busca de informações que conseguem contribuir para uma eventual compra. No geral, os dados disponibilizados pelo Google Meu Negócio são:
- Endereço;
- Telefone de contato;
- Horário de funcionamento;
- Horários de pico;
- Eventos programados;
- Perguntas e respostas;
- Notas sobre o serviço ou produto.
O Google Meu Negócio surgiu de uma necessidade de unificar as funcionalidades existentes no Google Places e nas páginas das empresas que se encontravam no Google +, que por sua vez, foi desativado em 2019.
Porém, quais são as vantagens de otimizar Google Meu Negócio?

Até então, fica visível como o Google Meu Negócio pode auxiliar na divulgação de empresas locais e de maneira orgânica. Porém, essa ferramenta não se limita apenas na divulgação.
Pensando nisso, confira outras vantagens incríveis da ferramenta em questão!
Otimizar os resultados no Google Meu Negócio > Tráfego maior de clientes
Aqueles empresários que estiverem dispostos a estarem sempre nutrindo os seus sites com conteúdos estratégicos, farão com que o algoritmo do Google recomende a página pelo simples fato de achar que é o mais adequado para o usuário.
O motivo disso está apenas na dedicação de manter um nível de materiais desenvolvidos para que as pessoas possam consumir.
Para entender melhor, basta imaginar qual é a parte mais atrativa, uma mecânica que não desenvolve nenhum conteúdo, ou uma outra mecânica que fala de tudo, até mesmo sobre motor de partida e outros assuntos correlatos.
Naturalmente, a mecânica que desenvolve conteúdos educativos será a opção mais viável tanto para o cliente quanto para o Google.
Maior confiabilidade
Empresas que verificam as informações do Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas como uma marca segura para os consumidores, e isto é um dado levantado pelo próprio Google.
Facilidade em monitorar os resultados
Uma das coisas que devem ser feitas na internet, é monitorar os resultados obtidos com as estratégias de marketing.
O Google Meu Negócio, por sua vez, consegue dar ao empresário informações estratégicas de maneira simplificada, fazendo com que ele tenha mais noção sobre a sua evolução no mercado.
As informações que são disponibilizadas pela ferramenta do Google estão relacionadas, geralmente, ao número de pessoas e pedidos que são feitos no site. Os dados são:
- Como os usuários pesquisam a empresa, e de onde vieram;
- Número de pessoas que entraram em contato;
- Quantos pedidos de rota foram feitos;
- Quantos cliques o site teve.
Conforme o empresário tem acesso a essas informações de maneira simplificada, naturalmente ele terá ideias melhores sobre como melhorar os seus resultados.
Ser encontrado pelos clientes quando precisam
Uma das vantagens do Google Meu Negócio é a forma que ele consegue aproximar as empresas com seus consumidores, e isso ocorre quando os clientes estão em uma jornada avançada de compras.
Na prática, muitas pessoas acabam pesquisando usando palavras que já mostram para as empresas que elas já têm a real intenção de adquirir algo.
Aumentar o alcance da empresa
Só o fato de fazer com que a sua empresa esteja presente nas páginas do Google Meu Negócio, já faz com que o seu negócio ganhe uma expansão.
Visto que estamos em uma era digital, onde as pessoas já estão acostumadas a fazer compras na internet.
Gerar mais interações com o público
Uma das liberdades que a ferramenta do Google proporciona para os consumidores, é o fato deles conseguirem realizar comentários sobre a empresa.
Naturalmente, através dessa funcionalidade, a empresa terá uma interação maior com o seu público-alvo.
Dicas para otimizar os resultados no Google Meu Negócio

Até então, considerando todas as informações já passadas até onde podemos observar a importância e as vantagens do Google Meu Negócio, iremos agora mostrar quais são as 5 dicas que conseguem otimizar a sua presença digital nessa ferramenta. Confira:
1. Mantenha seu perfil atualizado para Otimizar os resultados no Google Meu Negócio
Manter o perfil atualizado está ligado diretamente sobre não perder vendas, afinal, basta imaginar ter um número que não é utilizado há anos e que ainda está presente no perfil, logo, clientes que desejam entrar em contato não conseguirão.
Além do contato, é importante atualizar o horário de funcionamento e o endereço que o estabelecimento está localizado.
2. Gerar interação no perfil da empresa
Como já citado, o Google Meu Negócio consegue fazer com que a empresa e os seus clientes tenham uma interação maior entre si.
Portanto, responder os comentários que os consumidores fazem sobre a sua companhia é de extrema importância para mostrar que o seu negócio está preocupado com a opinião das pessoas.
3. Use o Google Postagens
Através do Google Meu Negócio, temos acesso a uma ferramenta de postagens, que podem ser feitas em formatos de texto, imagem e vídeos.
Essa funcionalidade pode ser de grande utilidade para empresas de informática, por exemplo, que podem desenvolver conteúdos explicando a importância de uma atualização de firmware e outros temas.
Contudo, é importante pontuar que esses conteúdos só ficarão ativos por uma semana, e por esse motivo, vemos a necessidade novamente de manter o perfil atualizado.
4. Permita agendamentos
A ferramenta do Google permite o usuário a fazer agendamentos, e essa funcionalidade em alguns casos consegue ser extremamente útil, que por sua vez, pode funcionar como uma espécie de software para restaurante.
Ou seja, a ferramenta acaba permitindo que os clientes possam fazer reservas de mesas, etc. Os agendamentos também são úteis para consultórios e escritórios.
5. Libere a troca de mensagens para Otimizar os resultados no Google Meu Negócio
Como uma outra forma de aumentar a interação entre a empresa e seus clientes, além de usar os comentários.
Assim como, você pode habilitar a troca de mensagens para atender melhor alguns clientes que possuem casos específicos com a sua marca.
Quanto maior for a interação, automaticamente isso irá intensificar a estratégia de SEO que a empresa estiver adotando, e logo, ficará fácil para uma empresa vender determinados produtos, como controlador de acesso ou qualquer outro.